No mercado de Renda Variável, o investidor tem inúmeras opções de produtos. A principal e mais conhecida é o investimento em Ações.
Ações são um ativo que representa a menor parcela de uma empresa de capital aberto. Ou seja, ao investir em ações, você compra um percentual e se torna acionista da companhia. Quanto mais ações adquirir, maior será a participação do investidor na empresa.
Todas as negociações desses ativos acontecem na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Na prática, a Bolsa funciona como um mercado. Porém, ao invés de mercadorias, são negociadas ações.
Para garantir a segurança e o funcionamento do mercado acionário, a B3 atua em parceria com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ambas são responsáveis por regular e fiscalizar os investimentos em ações.
Para serem negociadas em Bolsa, as empresas precisam realizar um IPO (Oferta Pública Inicial). Essa é uma operação para a companhia abrir seu capital e vender parte da empresa aos investidores em forma de ações.
Além de comprar uma ação diretamente no mercado primário, ou seja, diretamente da empresa após um IPO, é possível investir em ações no mercado secundário, comprando de outros investidores.
Dentro do mercado acionário na B3, as empresas são classificadas por índices. O principal deles é o Ibovespa. Ele é formado pelas empresas com maior liquidez e volume financeiro negociado no mercado.
Na prática, o Ibovespa funciona como um “termômetro” do mercado, mostrando o desempenho médio dos papéis.
Diferentemente do mercado de Renda Fixa, onde os investidores possuem mais segurança e previsibilidade ao investir, o mercado de Renda Variável é mais arriscado, ao mesmo tempo em que oferece mais possibilidade de ganho ao investidor.
Como as ações oscilam de acordo com os resultados das empresas, expectativas do mercado e desempenho da economia, os investidores precisam se munir de informação para tomar a melhor decisão na hora de comprar ações.
É por isso que unimos toda a experiência da nossa equipe de análise com os esforços do
time operacional disponibilizando mensalmente as Carteiras Safra Top 10 (Ações e BDRs).
Para que você possa investir como um profissional, mesmo com pouco conhecimento de mercado, nós identificamos as melhores oportunidades no mercado de Renda Variável e apresentamos nossas sugestões nas carteiras recomendadas.
E nossa equipe faz os investimentos para você, para te manter sempre atualizado com nossas indicações.Tudo com praticidade e agilidade.
Operações Estruturadas são operações que envolvem a combinação de dois ou mais ativos para negociação no mercado. Compreendem investimentos em títulos de Renda Fixa, Ações, ativos de Renda Variável e operações com derivativos.
São operações flexíveis e que podem ser usadas em diversas estratégias como alavancagem financeira, remuneração ou proteção da carteira e operações de capital protegido. Saiba mais.
Operações Estruturadas com Opções
Todas as operações estruturadas são realizadas no mercado de Opções, onde é necessário pagar um prêmio, seja na compra ou na venda de uma opção.
O mercado de Renda Variável permite ganhos ilimitados em curto período de tempo, mas a volatilidade é alta, podendo também acarretar em prejuízos. Portanto, a análise de cada ativo e a escolha da estratégia certa proporciona uma mitigação dos riscos.
Com potencial de ganhos e perdas da Renda Variável, investir em Operações Estruturadas exige amplo conhecimento do mercado financeiro, já que estratégias complexas são criadas a partir dessas operações.
O investidor nesse tipo de operações deve ter um perfil de moderado para dinâmico, com tolerância alta aos riscos que o mercado financeiro oferece.
Aqui no Safra, você personaliza Operações Estruturadas exclusivas, pensadas de acordo com seu objetivo de vida e perfil de investidor.
Oferecemos uma gestão ativa e especializada para o seu patrimônio. Buscamos um relacionamento de longo prazo para conhecer suas necessidades no mercado e indicar os investimentos financeiros certos para o seu perfil.
Não é cliente Safra? Abra a sua conta e conheça nosso portfólio completo de investimentos em Renda Variável, além de ter acesso aos nossos especialistas e relatórios completos.
As Opções são tipos de derivativos que dão o direito, mas não a obrigação, ao investidor de comprar ou vender um ativo em uma determinada data e preço. Nesse mercado, é possível investir em contratos de ações, moedas e índices. São produtos para investidores que possuem mais apetite a risco, já que é possível perder todo o dinheiro investido nessas operações.
A modalidade permite que os investidores façam estratégias de proteção de seus investimentos para possíveis oscilações do mercado. Além disso, há a possibilidade de ganhos no curto prazo.
Todas as operações são negociadas na B3 e nós auxiliamos o investidor, por meio da Safra Corretora, a identificar operações que criem um cenário mais seguro e previsível no mercado de Renda Variável.
No mercado de Opções, há dois tipos de operações possíveis: Opções de Compra (Call) e Opções de Venda (Put). Nas operações de Call, os investidores esperam que o ativo se valorize e, assim, obtenha algum lucro, enquanto nas operações de Put os investidores acreditam na desvalorização do ativo.
Vale mencionar que, caso o titular da opção opte por não exercê-la, todo o valor investido é perdido em favor do vendedor.
Uma das principais operações que os investidores fazem para proteger seus investimentos de oscilações do mercado é o Lançamento Coberto de Opções. Essa é uma estratégia na qual o investidor compra uma ação e, ao mesmo tempo, assume o compromisso de vendê-la em uma data futura a um preço determinado.
Essa estrutura protege contra oscilações negativas até determinado limite e traz um cenário mais previsível para as operações dos investidores. Saiba mais.
No mercado de Opções, além da possibilidade de proteção dos investimentos, por meio da Safra Corretora, nós ajudamos o investidor a identificar operações que criem cenários mais seguros e previsíveis no mercado de Renda Variável.
Nossos analistas elaboram relatórios diários sobre o assunto, trazendo as oportunidades que identificamos para você operar com mais segurança ao investir em Opções.
Além do auxílio da Safra Corretora, as opções oferecem ao investidor possibilidade de ganhos no curto prazo. No entanto, são operações com maiores riscos, já que o investidor pode perder todo capital investido.
O Mercado Futuro é um ambiente na B3 onde são negociados contratos de ativos e índices de mercado para uma data futura. Ou seja, ao investir nesse mercado, o investidor está negociando a expectativa futura de um determinado produto.
Na prática, investir nesse mercado significa se comprometer com uma compra ou venda de ativo, em uma data específica, a um preço fixado. Essas operações permitem aos investidores operarem alavancados, ou seja, movimentarem recursos superiores ao que você tem disponível em conta.
Portanto, os lucros e prejuízos envolvendo o Mercado Futuro podem ser potencializados. Por isso, são operações voltadas a investidores experientes e com conhecimento de mercado.
Nesse mercado é possível investir em ativos futuros do Ibovespa, S&P500, além de contratos de commodities.
Para investir no Mercado Futuro e operar com alavancagem, os investidores precisam de uma margem de garantia. Essas garantias funcionam como um “cheque caução”, onde os investidores disponibilizam algum valor em dinheiro ou em ativos financeiros para cobrir possíveis perdas em operações alavancadas.
Alguns títulos, como Tesouro Direto, CDB, Ações, entre outros, podem ser utilizados como Margem de Garantia para as operações com alavancagem financeira.
Além dos contratos “cheios”, é possível investir em minicontratos. Eles permitem aos investidores aplicar com apenas uma parcela do valor que seria exigido normalmente. Ou seja, o valor mínimo de aplicação é reduzido.
Os produtos mais populares desta modalidade são os minicontratos do Ibovespa e dólar, que também são chamados de mini índice e mini dólar.
O Mercado Futuro é voltado para investidores mais experientes e com perfil de risco mais arrojado. São produtos que potencializam as possibilidades de ganhos e perdas na operação.
Para operar nesse mercado, você conta com toda a nossa experiência e segurança no mercado financeiro. Além disso, a Mesa de Operações está disponível para te auxiliar na tomada de decisão e mostrar as melhores opções de investimento de acordo com seu perfil e objetivo.
O Aluguel de Ações é uma operação no mercado de investimento em que o investidor empresta suas ações a outro investidor.
Essa operação é muito comum quando o detentor dos papéis possui estratégias de investimento a longo prazo e não deseja se desfazer dos seus ativos. Para obter uma renda extra, ele disponibiliza as ações no mercado para aluguel.
Rentabilidade do Aluguel de Ações
Assim como em um aluguel de imóvel, o “proprietário” recebe um valor mensal ao alugar suas ações. No mercado de investimento, a operação é similar. O doador, investidor que detém as ações, disponibiliza suas ações no mercado. O comprador, quem pretende alugar os ativos, conclui a operação.
Todas as operações do Aluguel de Ações possuem garantias disponibilizadas pelo comprador e uma taxa prefixada de rendimento para o doador.
A grande vantagem para os tomadores é usar os papéis em operações de curto prazo como a venda a descoberto. Acreditando na desvalorização dos papéis, o tomador faz a venda dos ativos que alugou. Posteriormente, ele refaz a compra das ações a um preço menor e as devolve ao doador. Assim, obtém lucro na operação.
Atualmente, é possível fazer essa operação com os seguintes ativos: ações, BDRs, Units e ETFs.
No Aluguel de Ações, apesar da possibilidade do tomador (quem aluga) vender as ações, o doador (quem disponibiliza as ações) continua com todos os direitos dos ativos. Ou seja, continua recebendo as bonificações, dividendos e JCP (Juros sobre Capital Próprio).
Para que o tomador possa alugar as ações, ele precisa oferecer garantias financeiras exigidas pela CLBC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), que atua como contraparte. Essa garantia é composta por outras ações ou títulos de Renda Fixa, como LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LCAs (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e Tesouro Direto.
O Aluguel de Ações é uma operação voltada para os investidores que possuem estratégias no longo prazo e não desejam vender seus ativos. Para obter uma renda extra no mercado de ações, eles disponibilizam seus ativos para aluguel.
Do outro lado, estão investidores que desejam fazer operações de curto prazo e ganhar com a venda a descoberto desses ativos.
Além de contar com a segurança e expertise de um grupo que desenvolve patrimônios há 180 anos, os investidores que desejam fazer a operação recebem nosso auxílio pela Safra Corretora.
Para alugar ou tomar emprestado um ativo, nossa Mesa de Operações auxilia todos os investidores, e é nesse contato que se definem prazos e taxas do aluguel.
Fonte: https://www.safra.com.br/
2Go Investimentos
Rua Capitão Lisboa, 715, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-070
Copyright © 2024 2Go Investimentos – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy